Comportamentos compulsivos

Todos os sintomas são “mensageiros” e indicam que algo precisa de ser visto, sentido e compreendido no nosso subconsciente, e os comportamentos compulsivos não são exceção. Em vez de tentar apenas erradicar um comportamento indesejável, é fundamental explorar a sua origem para evitar que os resultados sejam superficiais ou temporários.

Uma compulsão é uma atividade repetitiva e excessiva que a pessoa realiza para reduzir o desconforto psíquico, sendo muitas vezes desencadeada por fatores como a ansiedade ou a depressão. No entanto, as compulsões não precisam atingir o nível de uma doença mental para existirem. Muitas pessoas têm compulsões leves, como a necessidade de se exercitar regularmente, realizar uma determinada quantidade de trabalho ou contar os seus passos.

As compulsões tornam-se preocupantes, e parte de um diagnóstico de saúde mental, quando causam angústia, interferem com a vida quotidiana ou colocam em risco a saúde da pessoa.

 

Exemplos de tipos de compulsões:

– Compulsão por compras: caracterizada pela realização de compras excessivas, com graves prejuízos financeiros e pessoais.

-Acumulação: dificuldade em se desfazer de objetos, o que leva ao acúmulo de itens e lixo em grandes quantidades, afetando negativamente o ambiente da sua casa, garagem, quintal e viatura.

– Compulsão alimentar: incapacidade de controlar a ingestão de alimentos, que pode resultar em sérios problemas de saúde física, baixa autoestima e isolamento social.

– Compulsão por jogos: muitas vezes resulta em problemas financeiros devido a dívidas de jogo.

– Tricotilomania: arrancamento compulsivo de pelos do corpo, que pode causar infeções, irritações e escoriações na pele.

– Compulsão por sexo: também conhecida como hipersexualidade, distúrbio hipersexual, dependência sexual ou ninfomania, este distúrbio afeta negativamente a vida pessoal e relacional.

-Alcoolismo e consumo de drogas: que podem originar problemas de saúde, financeiros e exclusão social.

Abordagens terapêuticas que trabalham o problema a nível subconsciente, como a Hipnose Clínica, o EMDR, a Terapia Regressiva e o Psicodrama Interno, são eficazes para enfrentar e superar as causas profundas destas compulsões. Estas técnicas permitem aceder e transformar as causas inconscientes dos comportamentos, proporcionando uma cura mais duradoura e eficaz.

Se sente que está a ser afetado por comportamentos compulsivos e gostaria de apoio, não hesite em procurar ajuda.

Agende uma consulta

Dê o primeiro passo para o bem-estar. Uma nova versão de si começa aqui.